Um inovador calçado terapêutico mais ajustado à condição clínica do pé diabético, que tem na sua constituição materiais inteligentes para monitorizar temperatura, humidade e pressão plantar, foi desenvolvido por um consórcio que junta indústria e instituições de ensino superior, em que o SPODOS colaborou em representação da Lavoro.

O consórcio é composto pel ICC – Indústrias e Comércio de Calçado S.A., detentora das marcas LAVORO, em colaboração com a ESEnfC – Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, que identificou esta necessidade terapêutica, e a Universidade do Minho (através do IPC – Instituto de Polímeros e Compósitos, do 2C2T – Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil e do CF-UM-UP – Centro de Física das Universidades do Minho e do Porto).

 

Com este novo calçado, o consórcio pretende uma solução que, simultaneamente, minimize o risco de lesão e promova o máximo conforto ergonómico (com capacidade de adaptação da forma) e termofisiológico, associando-lhe, ainda, um design mais moderno e apelativo. Trata-se de um calçado terapêutico com materiais inteligentes, adaptados à condição do pé diabético, com monitorização de parâmetros clínicos. Visa prevenir lesões do membro inferior e evitar amputações.