SPODOS participa no projeto SHOE@FUTURE

O SPODOS tem sido desafiado para auxiliar a incorporar, no calçado profissional de hoje, características, materiais, soluções técnicas e tecnológicas capazes de responder, desde já, a desafios e tendências futuras.

 

Neste contexto, em colaboração estreita com a indústria utilizadora e parceiros académicos, tem participado, em parceria com a Lavoro, em diversos projetos disruptivos, dos quais o SHOE@FUTURE é um dos expoentes. Este projeto – que uniu à Lavoro a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico de Bragança, o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e a Codil – permitiu, para além de uma série de estudos de materiais, morfológicos e biomecânicos, o desenvolvimento de calçado profissional com soluções biomecânicas de elevada exigência funcional, tendo por base uma produção “verde” dos seus componentes.

 

São disso exemplo as biqueiras não-metálicas, com redução de espessura, favorecendo a leveza e a estética, sem comprometer a elevada resistência ao impacto (de acordo com normas vigentes) e à compressão; ou o PU produzido a partir de produtos bio-based como o óleo de ricínio.