SEGURANÇA DO PÉ

Os pés vão onde quer o coração

Os desafios diários do trabalho – locomoção, longos períodos de pé, levantar, saltar desde ou para máquinas – pressionam, e muito, os pés – frequentemente a mais descuidada e esquecida parte do nosso corpo.

 

Durante o período laboral, os pés podem absorver até três vezes mais o peso corporal de cada um e, num único dia, uma marcha equivalente a 24 quilómetros. O próprio ambiente de trabalho pode criar riscos para a saúde do pé. Soalhos com óleo, escorregadios ou molhados e a exposição a temperaturas muito elevadas ou negativas potenciam o risco de lesões.

Cada trabalhador em ambiente de risco deve ter, por isso, consciência dos desafios que enfrenta e desenvolver estratégias de segurança e proteção do pé, incluindo o uso de calçado profissional adequado.

 

Perto de 15% dos acidentes laborais que causam baixa médica afetam os pés. A importância da prevenção é prioritária, quer para a saúde dos profissionais, quer para o bom funcionamento da empresa. Há que ter em conta que todos os anos se incrementam os custos do absentismo laboral motivado por acidentes de trabalho. Esta tendência só pode ser invertida com o esforço conjunto de empresários, técnicos de prevenção, profissionais de saúde, trabalhadores e produtores de calçado profissional. Entre todos deve imperar a convicção de tudo fazer a bem da saúde e da proteção do pé.

Sabia que…

… a incorporação de funcionalidades biomecânicas no calçado profissional (amortecimento, controlo de estabilidade e controlo de movimento) pode conferir mais conforto, como correção de determinados défices anatómicos dos pés e a adequação às diferentes exigências biomecânicas no dia-a-dia de trabalho, de profissão para profissão?